As contradições sobre Jesus Cristo
Como tudo o mais que se refere à existência de Jesus na
terra, também a sua ascendência é objeto de controvérsias. Segundo Mateus e
Lucas, Jesus descende ao mesmo tempo de David e do Espírito Santo. Entretanto,
como filho do Espírito Santo, não poderá descender de José, conseqüentemente
deixa de ser descendente de David e o Messias esperado pelos judeus. Assim,
Jesus ficará sendo apenas Filho de Deus, ou Deus, visto ser uma das três pessoas
da trindade divina.
Em ambos os evangelhos acima citados há referências quanto à
data de nascimento de Jesus, mas tais referências são contraditórias — o Jesus
descrito por Mateus teria onze anos quando nasceu o de Lucas. Mateus diz que
José e Maria fugiram apressadamente de Belém, sem passar por Jerusalém, indo
direto para o Egito, após a adoração dos Reis Magos. Herodes iria mandar matar
as criancinhas. Todavia, Lucas diz que o casal estivera em Jerusalém e
acrescenta a narração da cena de que participaram Ana e Simeão. De modo que um
evangelista desmente o outro.
Lucas não alude à matança das criancinhas, nem à fuga para o
Egito. Por outro lado, Marcos e João não se reportam à infância de Jesus,
passando a narrar os acontecimentos de sua vida a partir do seu batismo por
João Batista. Mateus que conta o regresso de Jesus, vindo do Egito e indo para
Nazaré, o deixa no esquecimento, voltando a ocupar-se dele somente depois dos
seus trinta anos, quando ele procura João Batista. Diz ainda que João já o conhecia
e, por isto, não o queria batizar, por ser um espírito superior ao seu.
Lucas narra a discussão de Jesus com os doutores da lei, aos
doze anos de idade. Sendo perguntado pela mãe sobre o que estava ali fazendo,
teria respondido que se ocupava com os assuntos do pai.
Emilio Bossi, referindo-se a esta passagem, estranha a
atividade da mãe. Se o filho nascera milagrosamente, e ela não o ignora, só
poderia esperar dele uma seqüência de atos milagrosos. Mesmo a sua presença no
templo, entre os doutores, não deveria causar preocupação à sua mãe, visto
saber ela que o filho não era uma criança qualquer, e sim um Deus. Lucas diz
que os samaritanos não deram boa acolhida a Jesus, o que muito irritara a João.
Contudo, João, o Evangelista, diz que os samaritanos deram-lhe ótima acolhida
e, inclusive, chamaram-no de salvador do mundo.
Os evangelistas divergem também quanto ao relato da
instituição da eucaristia. Três deles afirmam que Jesus a instituiu no dia da
Páscoa, enquanto João afirma que foi antes. Enquanto os três descrevem como
aconteceu, João silencia. Na última noite Jesus estava muito triste, como,
aliás, permaneceria até a morte. Pondo o rosto em terra, orou durante muito
tempo. Segundo os evangelistas, ele estava de tal modo triste e conturbado que
teria suado sangue, coisa, aliás, muito estranha, nunca verificada
cientificamente.
Enquanto isto, seus companheiros dormiam despreocupadamente,
não se incomodando com os sofrimentos do Mestre. Entretanto João não fala sobre
esse estado de alma do Mestre. Pelo contrário, diz que Jesus passara a noite
conversando, quando se mostrava entusiasta de sua causa e completamente
tranqüilo.
Lucas, Mateus e Marcos afirmam que o beijo de Judas o
denunciara aos que vieram prendê-lo. Todavia, João diz que foi o próprio Jesus
quem se dirigiu aos soldados dizendo-lhes tranqüilamente: “Sou eu”. Lucas é o
único que fala no episódio da ida de Jesus de Pilatos para Herodes Antipas. Os
outros caem em contradição quanto à hora do julgamento pelo Conselho dos
Sacerdotes em presença do povo. João não fala a respeito do depoimento de
Cireneu, nem na beberagem que teriam dado a Jesus. Omitem-se ainda quanto à
discussão dos dois ladrões, crucificados com Jesus, e quanto à inscrição posta
sobre a cruz. De forma que seu relato é bastante diferente daquilo que os
outros contaram.
E as divergências continuam ainda no que concerne ao
quebramento das pernas, ao embalsamamento, à natureza do sepulcro e ao tempo
exato em que ele esteve enterrado. Quanto ao embalsamamento, por exemplo, há
muita coisa que não foi dita. Teriam retirado seu cérebro e intestinos como se
procede normalmente nesses casos? Se a resposta for positiva, como explicar o
fato de Jesus, após a ressurreição, pedir comida? Como se vê, as verdades
bíblicas são além de controvertidas, incompreensíveis.
Lucas diz que Jesus referiu-se aos que sofrem de fome e
sede, enquanto Mateus diz que ele se referia aos que têm fome e sede de
justiça, aos pobres de espírito. Uns afirmam que Jesus tratara os publicanos
com desprezo e ódio, outros dizem que ele se mostrou amigável em relação a
eles. Para uns, Jesus teria dito que publicassem as boas obras, para outros,
que nada dissessem a respeito.
Uma hora Jesus aconselha o uso da força física e da
resistência, mandando até que comprassem espada; noutra, ameaça os que
pretendem usar a força. Marcos, Mateus e Lucas dizem que Jesus recomendara o
sacrifício. Entretanto, não tomou parte em nenhum deles. Mateus diz que Jesus
afirmou não ter vindo para abolir a lei nem os profetas, enquanto Lucas diz que
ele afirmara que isso já estava no passado, já tivera o seu tempo. Os três
afirmam ainda que Jesus apenas pregara na Galiléia, tendo ido raramente a
Jerusalém, onde era praticamente desconhecido. Todavia, João diz que ele ia
constantemente a Jerusalém, onde realizara os principais atos de sua vida.
As coisas ficam de modo que não se sabe quem disse a
verdade, ou, melhor dizendo, não sabemos quem mais mentiu. Ora, se Jesus
tivesse realmente praticado os principais atos de sua vida em Jerusalém, seria
conhecido suficientemente e, então, não teriam que pagar a Judas 30 dinheiros
para entregar o Mestre. João, que teria sido o precursor do Messias, não se fez
cristão, não seguiu a Jesus, pregando apenas o judaísmo no aspecto próprio.
Entretanto, depois de preso, enviou um mensageiro a Jesus, indagando-lhe: “És
tu que hás de vir, ou teremos de esperar outro?”, ao que Jesus teria
respondido: “Você é o profeta Elias”. Talvez houvesse esquecido que o próprio
João antes já declarara isso mesmo. Contam os Evangelhos que, desde a hora sexta
até Jesus exalar o último suspiro, a terra cobriu-se de trevas. Contudo, nenhum
escritor da época comenta tal acontecimento. Marcos 25:25 diz que Jesus foi
sacrificado às 9 horas.
João diz que ao meio dia ele ainda não havia sido condenado
à morte, e acrescenta que, a esta hora, Pilatos o teria apresentado ao povo
exclamando: “Eis aqui o vosso rei”! Emilio Bossi assinala detalhadamente todas
estas contradições, e as que se deram após a pretensa ressurreição, dizendo que
nada do que vem nos Evangelhos deve ser levado a sério. O sobrenatural é o
clima em que se encontra a Bíblia, e esta é apenas o resultado da combinação de
crenças e superstições religiosas dos judeus com as de outros povos com os
quais conviveram.
Por Lealcy B. Junior
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