Aqui estão apenas alguns exemplos de como o estudo da filosofia aumenta algumas habilidades:
* Para pensar, falar e escrever de forma clara e crítica,
* Para se comunicar de forma eficaz,
* A forma original, soluções criativas para os problemas,
* Para desenvolver argumentos sólidos para um pontos de vista,
* Para apreciar uma vista diferente do seu,
* Para analisar material complexo, e
* Para investigar questões difíceis de uma forma sistemática.
Percebe-se então que a partir desta breve lista, aqueles que estudam filosofia desenvolvem habilidades que são essenciais não só para qualquer vocação, mas infunde qualidades vitais para o crescimento como pessoa.
Além disso, para muitos , tais qualidades, produzem benefícios práticos também. Por exemplo, porque a filosofia estuda uma melhora de habilidades analíticas, que proporciona uma maior probabilidade de sucesso em testes padronizados, onde o principal fundamento é a lógica, por exemplo, concurso públicos e vestibulares. Pensemos a forma que está atualmente elaborada as provas da Fuvest e do Enem, são raciocínio lógico e crítico.
Finalmente, estudar filosofia é intrinsecamente útil, uma vez que muitos dos problemas com que os filósofos se debruçam são fundamentais para a existência humana. Existe um Deus? Que é a verdade? O que podemos saber? O que é beleza? Lutando com questões como estas e aprender a história das respostas que lhes enriquece a vida de modo que nenhuma outra disciplina o pode fazer.
Os noeses são as personalidades em que Rafael se inspirou para pintar o rosto dos diferentes filósofos gregos. Isso é claramente uma homenagem às pessoas de seu tempo: 1: Zenão de Cítio ou Zenão de Eléia 2: Epicuro 3: Frederico II, duque de Mântua e Montferrat 4: Anicius Manlius Severinus Boethius ou Anaximandro ou Empédocles 5: Averroes 6: Pitágoras 7: Alcibíades ou Alexandre, o Grande 8: Antístenes ou Xenofonte 9: Hipátia (Francesco Maria della Rovere or Raphael's mistress Margherita.) 10: Ésquines ou Xenofonte 11: Parménides 12: Sócrates 13: Heráclito (Miguel Ângelo). 14: Platão segurando o Timeu (Leonardo da Vinci). 15: Aristóteles segurando Ética a Nicômaco 16: Diógenes de Sínope 17: Plotino 18: Euclides ou Arquimedes acompanhado de estudantes (Bramante) 19: Estrabão ou Zoroastro (Baldassare Castiglione ou Pietro Bembo). 20: Ptolomeu R: Apeles (Rafael). 21: Protogenes (Il Sodoma ou Pietro Perugino).
Fonte: Prof. Francisco Renaldo
Nenhum comentário:
Postar um comentário